Maximize localiza e recupera, com apoio de drone, Kia Sportage roubada em Novo Hamburgo. Veja o vídeo
21 de maio de 2021
Personalização de frotas: por quê utilizar?
5 de agosto de 2022
Maximize localiza e recupera, com apoio de drone, Kia Sportage roubada em Novo Hamburgo. Veja o vídeo
21 de maio de 2021
Personalização de frotas: por quê utilizar?
5 de agosto de 2022

Quando renovar a frota da minha empresa?

Saber a hora de renovar a frota é essencial para o equilíbrio das contas de uma organização.​ No caso de veículos para uso pessoal, há especialistas que indicam a troca entre 3 a 5 anos. Porém, no caso de veículos de empresa, a conta é bem diferente. Nesses casos, eles costumam rodar mais e com um propósito diferente. Por isso, preparamos este miniguia com os principais pontos que você deve considerar na hora de renovar a frota do seu negócio. Confira!

​Itens importantes para saber quando renovar a frota da sua empresa



1. Quilometragem 

Embora relativa, a alta quilometragem é o primeiro item que deve ser avaliado. Isso porque quanto maior a quilometragem, mais chances de problemas mecânicos acontecerem. Consequentemente, há um considerável aumento no custo de manutenções – o que pode comprometer o orçamento da empresa.

Geralmente, as empresas já tem uma média de quilometragem que é rodada por mês pelos veículos da frota, assim, já fica mais fácil ter uma expectativa de período para troca.

2. Custo de manutenção 

Todos os veículos precisam de revisões periódicas. Essas manutenções devem ocorrer dentro de um prazo recomendado pelo fabricante. Nelas, profissionais avaliam as peças do veículo e detectam a necessidade de troca dos itens. 

Ocorre que, mesmo quando a frota só exige manutenção preventiva, há um custo. E quanto maior a quilometragem, mais itens precisam ser substituídos com frequência para garantir o funcionamento adequado do veículo, como vimos no tópico anterior. 

Portanto, analisar o custo total de manutenções é um critério importante para entender se chegou a hora de renovar sua frota. Aqui, alguns especialistas indicam a regra dos 10%, que consiste na definição de gastos anuais de no máximo 10% do valor de venda do carro definido pela tabela Fipe.

Ou seja, se você possui um carro que na Fipe está por R$ 50 mil, por exemplo, e seus gastos em oficina e troca de peças estão ultrapassando R$ 5 mil por ano, é hora de avaliar a compra de um novo automóvel.

3. Consumo de combustível 

Autonomia – que, basicamente, significa a combinação entre amplitude do tanque e eficiência do motor para aproveitar mais o combustível – é uma das apostas das montadoras na produção de veículos novos. Cada vez mais consumidores procuram por carros econômicos. E para os veículos de empresas, que percorrem longas distâncias todos os dias, a eficiência do consumo é um item impactante.

Isso significa que, quanto mais antigo forem seus veículos, maiores as chances de que o consumo de combustível não seja tão eficiente. Portanto, vale a pena avaliar quantos quilômetros por litro sua frota está fazendo.

4. Desvalorização do veículo  

Veículos possuem vida útil. O design fica ultrapassado, o consumo não é tão eficiente e, principalmente, as peças desgastadas pelo uso ficam mais escassas – o que impede uma manutenção adequada. Como consequência, há a desvalorização de mercado. Quanto mais tempo sua empresa demora para trocar de veículo, mais desvalorizado ele fica. Logo, menos você ganha com a revenda e mais cara se torna a renovação da frota.

Por isso, além de assegurar que seu time use equipamentos mais econômicos e com funcionamento adequado de peças e circuitos, investir na renovação da frota ajuda a empresa a fugir de perdas consideráveis causadas pela depreciação. 



Benefícios para a empresa na troca de veículos  

Os benefícios da renovação da frota na hora certa vão além de aspectos financeiros. O veículo utilizado por uma empresa influencia na imagem corporativa e percepção da marca.  Afinal, é através dele que os colaboradores se locomovem pelas ruas e chegam até os clientes. Esse é até um dos motivos pelos quais a personalização dos carros é interessante. Em outras palavras, uma frota bem cuidado e em bom funcionamento demonstram a preocupação da empresa com padrões de qualidade – o que impacta diretamente na imagem de seus produtos e serviços. 

Outro item importante a ser considerado nessa avaliação de benefícios é a segurança da equipe. Renovar a frota significa, de certa forma, proporcionar veículos mais adequados para a condução e para o trânsito. E a razão é simples: carros mais modernos costumam apresentar menos falhas técnicas e vêm com mais itens de série que protegem condutores, passageiros e cargas.



Aproveite a troca adote um sistema de rastreamento  

Caso sua frota ainda não possua, adote um sistema de rastreamento e telemetria em seus novos veículos. Com ele, você poderá mapear e controlar os trajetos efetuados pelos motoristas e evitar deslocamentos desnecessários, tanto em virtude do uso indevido do veículo para fins pessoais, quanto devido ao trajeto efetuado sem uma roteirização inteligente. O sistema da Maximize, por exemplo, além de demonstrar graficamente esses trajetos, indica a quilometragem total percorrida e o consumo de combustível estimado, baseado na média padrão para aquele veículo, tudo de forma fácil, intuitiva e automatizada. Além disso, garante segurança para suas operações, para seus veículos, cargas e principalmente para seus funcionários.



Comments are closed.