Quando renovar a frota da minha empresa?
5 de agosto de 2022
Gasolina ou etanol? Qual o melhor para sua frota
6 de agosto de 2022
Quando renovar a frota da minha empresa?
5 de agosto de 2022
Gasolina ou etanol? Qual o melhor para sua frota
6 de agosto de 2022

Personalização de frotas: por quê utilizar?

Adesivação de frota é uma estratégia inteligente para empresas que desejam reforçar e divulgar a marca. Mas você sabia que as possibilidades de customização vão além dos adesivos? A personalização permite customizar carro ou utilitário também com outros acessórios que podem fazer diferença para o negócio, como porta-escada, refrigeração ou giroflex, por exemplo. Por isso, preparamos este miniguia com as principais informações sobre personalização de frotas e dicas sobre como utilizá-la a favor da sua empresa.

Por que personalizar a frota?

Um dos principais motivos que levam empresas a aderirem à personalização de frotas é a série de benefícios que ela proporciona para o negócio – como eficiência, segurança e até publicidade. Conheça as vantagens:

1. Publicidade com ótimo custo-benefício

Com a marca estampada no veículo, é possível divulgar a sua empresa nos trajetos de atendimento. Isso significa que os custos direcionados para a operação também são aproveitados para a publicidade em cada quilômetro rodado. Na adesivagem, você pode estampar a identidade do negócio, colocar nome e logo da empresa, além de serviços prestados, produtos vendidos e contatos.  Estudos sugerem que 60% dos clientes preferem comprar de empresas das quais já ouviram falar. Portanto, é benéfico para as empresas usar seus veículos para adicionar personalidade à sua marca, tornando-a conhecida em sua região.

2. Adaptação às necessidades do negócio

A personalização também envolve customizar o veículo de acordo com as necessidades da empresa. Refrigerar um utilitário que transporta medicamentos ou colocar giroflex em carros de manutenção telefônica, por exemplo, tornam a frota muito mais preparada e a sua marca mais competitiva. Por isso é importante se atentar às reais necessidades da instituição.

3. Auxilia na conservação da frota

A personalização de frotas também auxilia na manutenção de cuidados com a frota. Com a adesivação, você pode prevenir, por exemplo, que possíveis arranhões aconteçam no carro em um dia de trabalho. Além disso, o material da customização que envelopa o carro o protege de ações externas da natureza, como sol, chuva, poeira e até mesmo desgaste natural.

4. Mais segurança

Além disso, os veículos adesivados costumam inibir ações criminosas. Dificilmente um carro com identificação será vantajoso para quem pratica furto ou roubo; afinal, é um carro muito mais chamativo, que possui toda a identificação de uma empresa, facilitando a localização do veículo em situações como essa.

Adesivação de frota: cuidados essenciais

A personalização de frota é uma solução interessante quando o assunto é aproveitar os quilômetros rodados para divulgar a marca e ainda proporcionar mais segurança e durabilidade ao veículo.

Porém, para que essa medida gere resultados positivos, é necessário investir em alguns cuidados.

1. Carro em bom estado
Carros muito antigos, sujos, amassados, com componentes danificados ou emitindo poluentes são verdadeiras armadilhas. Adesivá-los pode levar o cliente a ter uma péssima impressão da marca. Entretanto, se a sua frota é atual e bem cuidada, certamente a adesivação trará excelentes resultados – afinal, as pessoas associarão a marca da empresa a pontos positivos, como inovação, força e sustentabilidade.

2. Adesivo deve ser feito da forma correta

Existem técnicas próprias para a adesivação dos carros, que incluem o tipo próprio de material para cada parte do automóvel e impressão de qualidade. Além disso, a colocação deve ser precisa e feita por profissionais.

Sendo assim, sua empresa deve procurar pelo fornecedor ideal para a realização de qualidade.

3. Atente-se às normas de personalização
Existem alguns cuidados que precisam ser levados em consideração no momento de customizar uma frota. Por isso é importante estar atento ao que a legislação estabelece sobre a prática.

A Resolução 292/08 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) define que a personalização de um veículo não pode ser excessiva, a ponto descaracterizá-lo. Ou seja, o ideal é que o revestimento não seja superior a 50% da área do veículo. O descumprimento dessa lei é considerado uma infração grave, com margens a multas e perda de pontos na carteira de habilitação.

Como fazer a adesivação da frota

Pesquise: tanto para conseguir um orçamento com bom custo-benefício quanto para verificar a qualidade do serviço, é fundamental pesquisar pelos fornecedores de adesivação e modificação de sua região. Selecione os carros: escolha os veículos da sua frota que receberão a personalização. É importante pensar na publicidade, por isso recomenda-se optar pelos que estão sempre em trajeto e em melhor estado de conservação.
Capriche na comunicação: esse é o momento de investir em um visual que destaque, seja atraente e comunique muito bem o trabalho da sua empresa para quem avistar o carro da sua frota pelas ruas. Por isso, as informações de contato, os perfis nas redes sociais e os serviços oferecidos pela instituição devem estar visíveis e em destaque para o público.
Mande os veículos para a adesivação: depois de ter fornecedor e carros selecionados, é hora de enviá-los para a oficina. Vale lembrar que, durante esse período, os automóveis estarão fora de circulação.

Além do adesivo

A personalização pode ir muito além dos adesivos e permite que você equipe os carros da sua frota com outros acessórios, que possam atender às necessidades especiais do seu negócio, como:

Inclusão de porta escada
Inclusão de protetor de cárter
Inclusão de capotas de fibra/alumínio
Transformações específicas (ambulâncias, carros refrigerados etc.)

Esse tipo de customização é muito comum em empresas dos nichos de segurança, operações técnicas e manutenções, setores alimentícios e da saúde, que normalmente possuem a necessidade desses dispositivos para auxiliar na realização dos trabalhos diários.

Não esqueça do rastreamento 

Caso sua frota ainda não possua, aproveite a parada para personalização e adote um sistema de rastreamento e telemetria em seus veículos. Com ele, você poderá mapear e controlar os trajetos efetuados pelos motoristas e evitar deslocamentos desnecessários, tanto em virtude do uso indevido do veículo para fins pessoais, quanto devido ao trajeto efetuado sem uma roteirização inteligente. O sistema da Maximize, por exemplo, além de demonstrar graficamente esses trajetos, indica a quilometragem total percorrida e o consumo de combustível estimado, baseado na média padrão para aquele veículo, tudo de forma fácil, intuitiva e automatizada. Além disso, garante segurança para suas operações, para seus veículos, cargas e principalmente para seus funcionários.



​​​

Comments are closed.